Existe uma diferença entre ser cristão e não professar nenhuma fé, o viver. E é baseado nisso que lhes escrevo, do ponto de vista de um cristão, um irmão da mesma fé.
Meus pais têm cinco filhos homens. Nossa mãe queria ter, pelo menos, uma menina que, não sei se por má sorte ou (...?), não tiveram. A gente nunca sabe por que uns nascem menino e outras menina. Por mim, desde que a menina não tivesse sido eu, tudo bem. Poderia ser o Daniel Cardoso kkk (brincadeira).
Mas no meio dessa história particular de minha família, um detalhe curioso: meu pai nos dizia que sempre que a nossa mãe engravidava, ele orava para que nascesse um menino; nossa mãe, no canto dela, orava por uma menina. E quando nascia o menino, meu pai brincava: "Iaía (nossa mãe), bu mesti ora maz txeu." kkk É, precisava mesmo. E, fim das contas, todos nasceram meninos. Eu não sei se o motivo era as orações do meu pai, não mesmo, Deus sabe, mas o nosso pai tinha seus motivos, de não querer uma menina e isso não tinha nada a ver com gostar ou não de meninas, o sentido é outro.
Eu e meus irmãos curiosos, claro, com essa história, perguntávamos ao nosso pai por que não queria ter uma menina. E a resposta foi: "minis fêmea de hoje ten cabeça riju, te que és cria és ka ta obi ku pai ku mai e na nha casa fidju fêmea ka ta fazê kuse kel kre". Este era o motivo dele.
Tudo bem, até certo ponto existe uma triste verdade nisso, mas "fidju matxu tbm ka santo", né? Meu pai baseava sua resposta no que ele via nas filhas dos outros, mas nada sugere que se ele tivesse uma filha ela seria "cabeça riju" também.
Para o meu pai, a mulher precisa ter postura decente, ser honrada, respeitada. Tudo o que não refletisse essa imagem não lhe é aceitável. "Eh ka ta entra na nha cabeça" como diz. Você concorda? Só quem já sofreu por ter uma filha "cabeça riju (desobediente)" sabe a diferença.
Eu tenho uma educação cristã, que me ensinou que Deus existe, nos criou, nos ama e se preocupa com a nossa felicidade nesta vida, em todos os aspectos.
De verdade, fico triste todas as vezes que vejo nossas moças, que receberam uma educação cristã, que desde criança aprenderam sobre Deus, ouviram os tantos conselhos e sermões sobre Deus, a vida, os relacionamentos, ... de nossos pais, pastores, líderes... hoje distantes. Distante, digo, da igreja, de nosso clube de desbravadores, da equipe JA; distante de tudo o que nos fazia tão feliz. E não é que éramos inocentes, tudo era feliz mesmo e precisava ser assim sempre. Mas por algum motivo - um descuido, uma fraqueza - deixaram os caminhos de Deus; a gente nunca sabe o verdadeiro motivo, mas parece que diante da primeira fraqueza, Deus é colocado de lado como se Ele fosse o culpado de nossa "desgraça ou infelicidade" na vida.
O resultado é sempre o mesmo - de uma história que se repete e não serve de lição - uma gravidez indesejada, o viver sob os caprichos de um homem rude e sem Deus, sonhos frustrados, relacionamento com os pais destruídos, a "má fama", os desprezos de uma sociedade que não perdoa seus erros e uma vida infeliz.
Não é um julgamento, me entenda. Talvez eu nem esteja falando para quem já viveu isso, mas para aquelas que estão crescendo.
Você lembra de seus sonhos de menina? Você lembra, sim, eu sei. E você lembra das histórias sobre Deus que aprendeu desde a escola sabatina de crianças? Lembra sim, eu sei. Pois é, não permita esses sonhos morrerem e não esqueça essas histórias sobre Deus (são reais). E você lembra da canção "você é a coisa mais linda de Deus"? Eu sei que lembras, e você é, você é linda aos olhos de Deus. Deus quer realizar todos os seus sonhos de menina e Deus quer que você seja feliz. Talvez a felicidade seja um conceito relativo em nossos dias, mas nunca é sinônimo de fama, dinheiro, ou prazer.
Sabe, parece que o mundo te oferece coisas melhores, mais atrativas, coloridas. E vai parecer que estar na escola sabatina em um sábado pela manhã ou estar em um acampamento jovem não se compara a estar numa balada ou numa mansão nos braços de um "gatão", mas a que preço? Da sua honra e seu bom nome? Como alguém muito sábio disse: "não é felicidade".
Não deixa os caminhos de Deus por qualquer que seja o motivo. Você precisa sempre lembrar que esse Deus é o mesmo sempre e tem planos para a sua vida. Você só precisa acreditar, esperar nEle e não frustrar Seus planos para a sua vida! Você vai perceber que tudo será diferente.
E eu quero te ver feliz sempre 😍