Ano Novo, mas o mesmo livro!

"Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra" - Salmo 119:9 

Os valdenses foram um grupo de cristãos europeus da Idade Média que fugiram para montanhas e cavernas para não sofrer represálias da igreja romana por desejarem usar a Bíblia em uma época em que não havia liberdade para isso. "Mediante pacientes e incansáveis labores, por vezes nas profundas e escuras cavernas da Terra, à luz de fogueiras, eram copiadas as Escrituras Sagradas, versículo por versículo, capítulo por capítulo. Assim a obra prosseguia" (O Grande Conflito, pág. 69).

"Para os valdenses não eram as Escrituras simplesmente o registro do trato de Deus para com os homens no passado e a revelação das responsabilidades e deveres do presente, mas o desvendar dos perigos e glórias do futuro" (Idem, pág. 72). Possuíam a Bíblia em sua própria língua e faziam cópias manuscritas e partilhavam com outros. Como os valdenses temiam que a preciosa Bíblia lhes fosse algum dia tirada, decoravam o maior número possível de partes dela. As próprias crianças eram capazes de repetir de cor livros inteiros da Bíblia. Esse povo amava a Palavra mesmo que sua vida estivesse em risco. Ao verem a lenha sendo amontoada em torno de seus pés, as palavras de Jesus lhes acudiam docemente ao espírito, dando forças e, por vezes, alegria na hora da provação. Lembravam-se da promessa: "Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida".
 
Ao começar cada ano, sempre fazemos planos de leituras e até mesmo propostas de decorar alguns versos da Bíblia. É comum ver pessoas decorando os Salmos 23, 46, 100 e outros, mas dificilmente encontramos alguém que já tenha em mente os 176 versos do Salmo 119. Como dizemos na linguagem do mundo virtual, "é um textão", e geralmente quando se trata de um textão, é porque o assunto é muito importante.

Classificado como o mais longo dos Salmos, ele está distribuído em 22 estrofes, com oito versos cada uma, e todos os versos da mesma estrofe começam pela mesma letra do alfabeto hebraico. Nesse Salmo, encontramos vários versos que nos transmitem a mensagem de que precisamos estar cada vez mais perto da Palavra de Deus. Parafraseando nosso verso principal, Salmo 119:9, podemos fazer a seguinte pergunta para o Ano Novo: "De que maneira poderá o jovem manter pura a sua conduta em 2025?", onde o próprio Salmo nos traz a resposta "Vivendo de acordo com a Tua Palavra". Você só consegue amar algo, se primeiro decidir amar e em seguida se dedicar a amar.

Quanto mais lermos a Palavra de Deus, mais amor agregaremos em nós e, assim, empenharemos mais força e determinação em colocá-la em nossas práticas diárias. O Salmo 119 é uma declaração de amor pela Palavra do nosso Senhor, e ainda apoia a ideia de que em 2025 devemos meditar nessa Palavra todos os dias (Salmo 119:97). 

E se o Salmo 119 não for tão conhecido para muitos, eu tenho certeza de que você sabe de cor o verso 105: "A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia os meus caminhos". O ano de 2025 está às portas, e o Salmo 119 deixa claro que a Palavra de Deus é a base para nossa vida. Se os planos para 2025 estiverem enraizados na Palavra, eles serão prósperos. O salmista ainda afirma que essa é a melhor maneira de o jovem conservar e guiar puro o seu caminho. No verso 11, ele escreve: "Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti". Quando guardamos a Palavra de Deus em nossos corações, ela nos protege do pecado e nos ajuda a permanecer em comunhão com Deus. A Escritura Sagrada é uma arma que nos protege em tempos de batalha espiritual. Quando enfrentamos tentações e ataques do inimigo, podemos usar a Palavra de Deus como nossa defesa. Jesus usou a Palavra para resistir às tentações de Satanás no deserto (Mateus 4:1-11), e nós também podemos usar a Palavra de Deus como nossa espada para vencer o mal. Além disso a Bíblia nos ajuda a discernir a verdade do erro. Em Hebreus 4:12, lemos: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada do que qualquer espada de dois gumes; e penetra até a divisão da alma e do espírito, das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”. A Palavra de Deus é capaz de penetrar em nossas almas e nos ajudar a discernir o que é verdadeiro e o que é falso.

Em 2025:

  • Leia a Bíblia regularmente;
  • Memorize versículos bíblicos;
  • Obedeça à Palavra de Deus;
  • Ore por orientação.
  • Lembre-se: "De que maneira poderá o jovem manter pura a sua conduta em 2025? Vivendo de acordo com a Tua palavra".

 

"A Palavra de Deus combate todo mau traço de caráter, moldando o homem inteiro, interna e xternamente, abatendo o seu orgulho e presunção, e levando-o a introduzir o espírito de Cristo nos menores bem como nos maiores deveres da vida. Ela lhe ensina a ser inabalável em sua lealdade à justiça e pureza, e, ao mesmo tempo, a ser sempre bondoso e compassivo" (Exaltai-o, pág. 142).

Pr. Marcello Cutrim
Líder de Jovens MPA - UNB